Durante os dias 14 a 17 de Novembro, aconteceu em Curitiba o Terceiro Encontro Nacional de Geocaching.
Foram quatro dias repletos de atividades para os aproxidamente 50 participantes que invadiram a cidade sorriso em busca de novos finds, tipos diferentes de geocaches, souvenirs, e é claro, confraternização com outros jogadores de diversas cidades do Brasil, bem como representates de Portugal, República Tcheca, França e Alemanha.
Com programação bem variada, as atividades contemplaram regiões distintas da cidade, com o roteiro sempre valorizando atrativos naturais e culturais. E comparado à edições anteriores, foi possível observar que o evento nacional está cada vez mais inclusivo e organizado.
Os 4 dias foram uma verdadeira imersão no mundo do geocaching, com troca de experiências e estreitamento dos laços de amizade, neste que certamente é o mais animado mini-mega evento da América do Sul.
Pré evento
Para a divulgação desta edição, os organizadores não mediram esforços em buscar parcerias que pudessem levar o geocaching a novos públicos, bem como investir em ferramentas de marketing e canais de comunição, lançando um site oficial do evento, www.geocaching.com.br, e promovendo uma série de teasers ao longo do ano, revelando detalhes do evento de forma gradativa, deixando os geocachers brasileiros cada vez mais curiosos.
Um apoio fundamental foi o da Fundação Cultural de Curitiba, a qual incluiu o evento na programação oficial da prefeitura. A empresa curitibana de escape room, Puzzle Room, também ajudou divulgando o evento entre seus clientes.
Para facilitar os encontros entre os participantes, foi sugerido um alojamento estratégico, próximo dos locais das atividades e em uma região bem estruturada que oferece transporte, segurança, saúde e comércio. Cerca de 50% dos participantes locaram apartamentos neste local.
Resumo da programação
Dia 1 – 14 de Novembro (Quinta-feira)
Geomeeting Cachístico-Gastronômico (GC876QM)
Este foi uma homenagem à série de eventos que ocorrem tradicional e mensalmente em São Paulo; e está atualmente na 62ª versão ininterrupta.
Foi o evento de aquecimento, entrega do informativo e programação, em frente ao alojamento oficial, para recepcionar quem chegava de fora e dar a oportunidade todos se conhecerem.
Praticamente todo o bar foi reservado para os participantes do evento, o que garantiu uma promoção de chopp para todos.
Durante as conversas foi desvendado o mistério de um geocache 5/5 que seria procurado no dia seguinte.
Depois do evento, já às 23h, alguns mais dispostos organizaram um geocaching noturno muito divertido.
Dia 2 – 15 de Novembro (Sexta-feira)
Geocachada Coletiva
Todos os participantes se reuniram no QG e após distribuídas as bandeirinhas para sinalizar o comboio e a caderneta explicativa com a lista dos 48 caches de 9 tipos diferentes que seriam feitos em grupo, foi iniciada uma Power Trail e logo após os participantes tiveram a oportunidade encontrar um virtual surpresa que foi publicado especialmente na data, propiciando alguns FTFs coletivos e muita aventura.
ChurrasCITO (GC85MM4)
Durante uma tarde ensolarada, fizemos o evento CITO valendo souvenir na beira de um belo lago, seguido de uma cortesia de churrasco para todos os participantes e muito geocaching.
GIFF Brasil 2019 (GC85MME)
Pela primeira vez no Brasil, os filmes do GIFF (Geocaching International Film Festival) foram exibidos em uma sala de cinema de verdade. Gratuitamente!
Antes do ínicio dos filmes do GIFF, um emocionante vídeo surpresa foi exibido, onde geocachers de diversas partes do mundo mandaram uma mensagem para os participantes deste evento.
Após os filmes do festival, outro vídeo surpresa foi exibido, o qual trouxe uma mensagem feita pelos revisores voluntários de Portugal, responsáveis pelos geocaches brasileiros.
Depois do festival, ainda foi improvisado um passeio noturno para buscar alguns os bem elaborados LabCaches do centro histórico da cidade e completar os 10 tipos de geocaches diferentes em um único dia.
Dia 3 – 16 de Novembro (Sábado)
GeoGincana de FTF’s
Um pouco antes da largada desta corrida atrás de FTF’s, foram publicados de uma só vez 80 geocaches espalhados em locais estratégicos da cidade.
Esta foi uma competição onde os participantes formaram equipes que precisavam resgatar “selos” de FTF que haviam dentro dos geocaches, os 3 primeiros colocados ganharam kits com prêmios diversos como: medalhas, vouchers de um ano Premium, containers oficiais, bolsas personalizadas, adesivos, canetas, pathtags, etc.
PicniCaching no Bosque (GC85MM8)
Num dos maiores e mais belos parques da cidade, com ampla fauna, flora e geocaches!
Um farto e extrovertido picnic colaborativo foi realizado em um bosque da cidade, ao lado de um lago.
Durante o picnic, foi publicado o Letterbox especial surpresa MobCache – O resgate da Gralha-Azul, onde no mínimo 15 pessoas precisariam estar conectadas ao mesmo tempo em uma coordenada que levava até um deck sobre o lago, para que assim fossem descobertas as coordenadas finais. Depois de desvendadas, o grupo seguiu por uma trilha até o cache, onde se depararam com um complexo desafio que levou aproximadamente 20 minutos para ser solucionado.
Geocaching Brasil 2019 (GC85MMM)
O evento principal foi realizado no QG, em um grande auditório, e contou com uma série de atividades.
Na recepção, cada visitante ganhava um kit de participação com brindes. Houve a tradicional amostra e troca de TB’s e exposição dos logbooks dos 2 eventos anteriores.
No concurso de containers os participantes mostraram muita habilidade manual e criatividade, com puzzles geniais e desafiadores. A votação foi eletrônica e houve premiação aos 5 primeiros colocados.
A inédita “geofesta à fantasia” tinha temática relacionada ao geocaching e teve grande adesão, com direito à camarins, desfile e premiação para os 3 mais votados.
Festa extra oficial
Depois do evento os participantes partiram para mais uma confraternização em um bar local e, entre chopps e muita conversa, definiram a cidade sede da próxima edição do evento.
Dia 4 – 17 de Novembro (Domingo)
Geowalk – Plogging Day (GC8FK8Y)
O último dia de evento foi iniciado com um CITO que saía da rodoferroviária e seguia por uma caminhada “plogging” em uma ciclovia até o Jardim Botânico, passando por uma série bacana de Letterboxes no caminho.
Ainda foi possível prestigiar um trecho da maratona internacional de Curitiba, que passou ao nosso lado, assim como o famoso trem turístico que leva turistas para a Serra do Mar.
FlashMob – Signal The Frog (GC8DC53)
Encontro de sapos signal em frente ao principal cartão postal de Curitiba.
Último evento para fechar com chave de ouro os 4 dias de muitas atividades, diversão e confraternização.
Feitas as despedidas, algumas pessoas seguiram para o ApeCache em Intervales e outros foram procurar os diversos caches que o local possui.
Considerações finais
O evento nacional vem se mostrando cada vez mais forte em cada nova edição, com mais participantes, mais atividades, e maior visibilidade a nível nacional e internacional.
Ao total, 159 novos geocaches foram escondidos na cidade para o evento, mais de 1400 logs foram feitos nos geocaches curitibanos, 10 tipos diferentes de geocaches puderam ser encontrados, e os participantes puderam ir pra casa com 2 novos souvenirs.
Como legado, ficou para a cidade de Curitiba 376 variados geocaches, a exposição positiva, a bagagem cultural e as portas abertas para novos eventos deste porte.
Prepare-se!
O próximo evento acontece de 10 a 12 de Outubro em Foz do Iguaçu, Paraná, e tem tudo para ser ainda melhor que a edição deste ano! Aguarde!