Então você encontrou alguns geocaches e, depois de encontrar aquele lugar simplesmente perfeito para colocar um cache, decidiu experimentar esconder o seu próprio.
Não há regras sobre quantos geocaches você precisa encontrar antes de esconder o seu primeiro. Na verdade, você não precisa ter achado um cache sequer para ser um “owner” (dono). Entretanto, o consenso geral é que pessoas que tenham encontrado uma quantidade razoável de geocaches, estão mais preparadas para esconder, pois conhecem os diversos tipos de geocache existentes e sabem identificar mais facilmente quais “esconderijos” são os melhores.
Infelizmente o geocaching ainda não é muito conhecido no Brasil, e se você mora longe dos grandes centros, é provável que sua cidade ainda não tenha nenhum geocache. Se esse é o seu caso, o ideal é que você faça uma viagem à cidade mais próxima que possua geocaches e encontre os seus primeiros, mesmo que sejam dois ou três. Caso isso não seja possível, nada te impede de ser o geocacher pioneiro da sua cidade, mas pesquise bastante por exemplos de geocaches, veja fotos, assista vídeos, e capriche na fabricação do seu primeiro geocache, pois o crescimento do geocaching na sua cidade vai depender da sua habilidade de cativar pessoas e proporcionar um bom desafio, para que elas se sintam motivadas a esconder seus próprios geocaches.
Antes que você saia por aí procurando lugares para esconder seu geocache, por favor leia o texto abaixo com atenção.
1. Leia as guidelines (linhas de orientação)
Leia-as quantas vezes forem necessárias para você ter total compreensão do processo. Você pode achar que elas sejam algo como os “Termos e Condições” sempre presentes antes de você clicar um botão de “Eu aceito”, porém para evitar futuros incômodos e frustrações, é indispensável ler as guidelines antes de esconder seu primeiro geocache.
Existem algumas regras básicas, como, por exemplo, a que delimita uma distância mínima entre geocaches de 161 metros, a que proíbe que se enterre, mesmo que parcialmente, e a que exige a permissão do dono ou administrator do terreno. Falaremos um pouco mais de algumas dessas regras nos próximos parágrafos.
Também há linhas de orientação a respeito de regiões específicas e um Wiki dedicado a oferecer essas informações a geocachers. A parte dedicada ao Brasil ainda não possui conteúdo, portanto procure se informar a respeito das leis do seu estado e cidade no que toca as áreas de preservação ambiental, rodovias, ferrovias, ou qualquer outro lugar em que você pretenda esconder seu geocache.
2. Localização, localização, localização
Essa é uma das características fundamentais para um bom geocache. É muito tentador esconder um cache apenas pelo prazer de fazê-lo, mas é muito mais recompensador escondê-lo em um local que você sabe que outros geocachers falarão muito bem e quem sabe, até marcarão o seu cache como um favorito.
Alguns locais tem uma movimentação de muggles (não-geocachers) muito maior do que outros, então se você está planejando esconder seu geocache em uma área muito movimentada, você precisa ter certeza que ele está bem escondido e que se camufla bem ao ambiente, tornando ele impercetível para quem não esteja o procurando.
3. Peça permissão
As guidelines são bem claras quanto à necessidade de se obter permissão para esconder um geocache em uma área que não seja pública. No Brasil, alguns geocachers tendem a ignorar essa regra devido à dificuldade que pessoas leigas tem em entender do que se trata o geocaching, porém é recomendável que você sempre obtenha permissão para esconder um geocache em uma área privada para evitar eventuais problemas com os donos da propriedade, sejam eles pessoas ou instituições. Isso ajuda em duas coisas; cria a oportunidade de você divulgar a prática de geocaching e evita que sejamos vistos como as pessoas que “escondem coisas em locais sem a devida autorização”.
4. Confira a proximidade
Algumas pessoas preferem deixar para checar a proximidade após capturar as coordenadas. Eu, particularmente, prefiro fazer essa etapa antes, apenas para ter certeza que não há nenhum outro geocache nas proximidades do local que escolhi. Com a confirmação de que a área está liberada, vou ao local para pegar as coordenadas.
Se você mora em Florianópolis, por exemplo, a possibilidade do seu geocache estar próximo de outro é mínima, mas se você mora em São Paulo, dependendo da região, há uma chance maior de existir pelo menos um geocache dentro de um raio de 161 metros. Conheço alguns geocachers brasileiros que não moram no Brasil, se esse é o seu caso e se você mora na América do Norte ou Europa, checar a proximidade é fundamental, por existirem literalmente milhares de geocaches em cada cidade.
Vale lembrar que os pontos no mapa não indicam as coordenadas finais de mystery e multi-caches, então pode acontecer de um moderador pedir para você procurar um local um pouco mais distante por já haver um geocache dentro do raio limite. Uma forma de evitar que isso acontença é utilizar as coordenadas finais dos mystery e multi-chaces da região, caso você as tenha, e comparar com as suas coordenadas finais usando o site Boulter.
5. Pegue as coordenadas
Antes de deixar seu geocache em qualquer lugar, você vai precisar capturar as coordenadas do local da forma mais apurada possível. Existe um grande debate sobre se você realmente precisa de um aparelho GPS portátil para fazer isso ou não, uma vez que a grande maioria dos geocachers utiliza apenas o seu smartphone para praticar geocaching. Enquanto os defensores dos aparelhos de GPS argumentarão que smartphones não são dispositivos confiáveis para se obter coordenadas, ou pelo menos não tão precisos quanto um aparelho GPS portátil, é verdadeiro dizer que os últimos smartphones tem um sistema muito apurado de GPS, vide os jogos Ingress e Pokémon Go, que giram em torno da utilização de coordenadas GPS e não requerem qualquer dispositivo adicional para localizar itens virtuais com precisão.
Existem diversas formas de pegar coordenadas, eu particularmente recomendo tirar uma média de waypoints (averaging) para garantir que elas sejam o mais próximo possível das coordenadas reais. Você pode fazer isso se posicionando no local de colocação do geocache, certificando que as coordenadas mostradas no seu dispositivo refletem uma localização de no máximo 5 metros do GZ (ground zero/ponto zero), e marcando um waypoint. Ande pelo menos 30 metros em 3 direções diferentes, uma de cada vez, e volte ao GZ marcando um waypoint cada fez que o fizer. Chegando em casa, verifique todos os waypoints registrados e tire uma média final deles, estas serão suas coordenadas finais.
Por exemplo:
S 26°55.242 W 48°38.407
S 26°55.246 W 48°38.410
S 26°55.247 W 48°38.413
(242+246+247)/3 = 245
(407+410+413)/3 = 410
Neste caso, as coordenadas finais seriam: S 26° 55.245 W 48°38.410.
Se por algum motivo, você não estiver satisfeito com as coordenadas que capturou, não faz mal algum retornar ao local em um dia diferente ou com outro dispositivo. Alguns obstáculos como prédios e árvores podem distorcer as coordenadas de GPS, portanto é sempre bom confirmar que as coordenadas capturadas por você são de fato precisas, para evitar que outros geocachers tenham dificuldade de achar o seu cache.
6. Escolha seu container (Recipiente)
O seu geocache ficará esposto a ação do tempo e dos elementos naturais, portanto é necessário que ele seja feito de materiais que resistirão a longo prazo. Existem vários frascos de materiais recicláveis que são ideais desde que devidamente fechados, mas a criatividade é algo característico do geocaching e não existem limites para ela.
Antes de esconder seu geocache, é válido fazer um teste. Pegue o seu container, insira um pedaço de papel dentro, encha um tanque com água, mergulhe o recipiente e coloque um peso em cima dele para que ele fique submergido. Deixe ele lá durante a noite. Se na manhã seguinte, após retirar seu container da água, o interior ainda estiver seco, ele provavelmente resistirá bem a ficar exposto aos elementos naturais.
Existem alguns micro-caches que são magnéticos, se você esconder um cache desse tipo, verifique se o imã é realmente forte. Na minha opinião, os ímãs de neodímio, também chamados de “imãs de terras raras”, são os mais resistentes.
7. Selecione o tipo de geocache
Existem diversos tipos de geocache que você pode esconder e a razão para escolher cada um deles pode variar. Se você sabe de um local interessante que você quer fazer que geocachers o visitem, mas no exato local não há um esconderijo seguro para o seu geocache, você pode fazer um multi-cache, um mystery-cache ou até mesmo um letterbox hybrid. Entraremos em mais detalhes sobre cada tipo de geocache em outro texto.
Eu sempre aconselho a geocachers iniciantes que encontrem uma boa variedade de geocaches antes de esconder o seu próprio, para que estes possam aprender como os diferentes tipos de caches são feitos. Porém, se isso não for possível, o Google e o Youtube estão aí para ajudar com centenas de referências disponíveis.
8. Defina a classificação D/T
Uma das características que todo geocache compartilha é a classificação de dificuldade para encontrá-lo e a classificação de dificuldade do terreno. Com o tempo você se tornará um geocacher experiente e saberá identificar mais facilmente em qual classificação o seu geocache se enquadra. Para começar, esconda caches que sejam relativamente fáceis de encontrar e em locais de fácil acesso, quanto mais fácil de chegar ao local e encontrar o cache, menor a nota, que pode ir de 1.0 a 5.0, sendo a última a nota máxima, utilizada para classificar geocaches que requerem equipamento, experiência ou conhecimentos especializados (barco, camionete 4×4, equipamento de escalada, mergulho, etc) para encontrá-los.
Se você está começando e não sabe qual nota dar para o seu geocache, utilize o Sistema de Classificação de Geocaches. Você terá que responder uma série de perguntas sobre o seu geocache e no final mostrará um índice de dificuldade sugerido para ele.
9. Escreva a descrição do cache
A descrição de um geocache é dividida em descrição curta (com um limite de 500 caractéres) e descrição longa (sem limites de caractéres). A maioria dos geocachers resumem a descrição curta em apenas uma ou duas frases, e usam a descrição longa para inserir todas as informações desejadas.
Na descrição você deve informar os outros geocaches a respeito do lugares no qual você os trouxe e, idealmente, o por quê. Você pode dar informações sobre o geocache em si, como o tamanho e material que ele é feito, e também se eles precisam trazer sua própria caneta ou não.
Você tem liberdade para escrever o quanto quiser, seja pouco ou muito, mas o mais comum são descrições nem muito curtas, nem muito longas.
Alguns geocachers gostam de usar a descrição para exercitar sua criatividade, criando um pequeno “conto” sobre o lugar e o geocache, o que eu particularmente gosto bastante, pela diferenciação do padrão e pela capacidade de mexer com a imaginação das pessoas, principalmente das crianças, e por adicionar um quê a mais ao find (ato de encontrar o geocache).
10. Selecione os atributos
Atributos são pequenos ícones que aparecerão na página do seu geocache e que são muito úteis. Eles são uma excelente forma de passar informações importantes a respeito do seu geocache. Por exemplo, se o local é acessível com cadeira de rodas, se é necessário pagar ingresso para entrar no local, se há perigo de encontrar animais perigosos ou plantas venenosas, entre várias outras coisas.
Para ver a lista completa de atributos, acesse esse link.
11. Com dica ou sem dica?
Incluir alguma informação no campo “Dica” não é algo obrigatório, cabe a você decidir se deseja incluí-la ou não. O ideal é que você sempre dê uma dica, principalmente em geocaches que estão em áreas de grande movimentação de pessoas, para que o geocacher não chame a atenção dos demais ao ficar procurando em todos os cantos possíveis do local.
É importante lembrar também que existem geocachers com diferentes níveis de experiência, e para os menos experientes uma dica pode ser a diferença entre encontrar o geocache ou voltar para casa com um DNF (Did Not Find/Não Encontrei). Mas atenção, dar uma dica não significa revelar o exato local aonde está o geocache, é apenas uma forma de ajudar quem estiver com dificuldades de encontrá-lo. Geralmente, spoilers não são bem vistos pela comunidade.
Se você prefere não dar dica nenhuma para proporcionar um desafio ainda maior, fique a vontade para deixar o campo Dica em branco.
12. Capriche na reviewers note
É muito importante saber o que escrever no campo “Reviewers note”. Os moderadores precisam de informações sobre o geocache que você escondeu, para que eles possam ter certeza que você seguiu todas as guidelines (linhas de orientação).
Eles são pessoas que se dedicam voluntariamente a examinar cada novo geocache que é enviado, o que, por sua vez, é feito virtualmente. O moderador responsável por aprovar o seu geocache, ou não, precisa de informações sobre o local, o container, e qual dispositivo foi utilizado para pegar as coordenadas. Em alguns casos eles podem pedir por fotos, então é bom tê-las caso seja necessário enviar.
Se você decidiu fazer um mystery-cache, explique ao moderador como resolvê-lo, eles precisam dessa informação para garantir que o seu puzzle (quebra-cabeças), realmente tenha uma solução. Acredite se quiser, mas há pessoas que criam puzzles simplesmente impossíveis de serem solucionados por meros mortais.
13. Como saber quando seu geocache foi publicado
Depois de enviar seu geocache para avaliação, você receberá dois e-mails: um com a confirmação que seu geocache foi enviado com o código GC no assunto, e outro com o título de “[LOG] Dono (Nome de usuário) enviou (Nome do geocache) + (Código GC) para ser publicado.”
Se o moderador tiver algum questionamento ou solicitação, ele irá até a página do seu geocache e escreverá uma note (recado) e você será alertado por email. Uma vez que tudo esteja de acordo com as guidelines e o seu geocache for aprovado pelo moderador, você receberá um email com o título de “A sua geocache foi publicada”.
Todas as “reviewer notes”, incluindo a que você escreveu ao enviar o geocache, não serão mais visíveis na página.
14. Se você esconder, eles virão
Volta e meia vejo geocachers que esconderam seu primeiro geocache reclamando que já se passaram vários dias, ou até semanas, e ninguém o encontrou. Não se preocupe, se você escondeu, eles virão, geocachers do seu e de outros estados, e até estrangeiros.
Mesmo se o seu geocache foi colocado uma área de difícil acesso, ou que seja necessário um equipamento especial para chegar ao local, como um caiaque, mais cedo ou mais tarde ele será encontrado.
Se eles de fato vieram e o seu cache está recebendo muitos DNFs, é recomendável que você vá até o local verificar se ele ainda está lá, e se estiver, talvez seja necessário aumentar a sua classificação de dificuldade.
15. Um geocache é pra vida
Ser o owner (dono) de um geocache não é algo passageiro. É necessário um comprometimento a longo prazo, e com longo prazo eu me refiro a anos.
É claro que diversas circunstâncias da sua vida podem mudar e, por algum motivo, você não consiga mais dar a devida atenção e manutenção ao seu geocache (ou geocaches). Se isso acontecer, procure outros geocachers locais e pergunte se algum deles estaria interessado em adotar o seu geocache. Isso é muito comum e outros geocachers ficarão felizes de manter o seu geocache ativo adotando-o. Para concretizar a adoção é necessário seguir os passos listados nesse link.
Depois que seu cache for publicado, você comecará a receber e-mails toda vez que alguém deixar algum registro nele, os quais podem ser: Found it (Encontrei), Did not find it (Não encontrei), Write note (Uma nota de observação), Needs archived (Precisa ser arquivado) e Needs maintenance (Precisa de manutenção).
Você não precisa sair correndo para checar seu geocache toda vez que alguém registrar um DNF (embora você possa, não é necessário). Dependendo da dificuldade do cache, o ideal é esperar por pelo menos três DNF antes de ir checar se ele ainda está no local que você o deixou.
Se alguém fizer um registro de “Needs maintenance”, você deve ir checar o seu geocache o mais cedo possível, seja para trocar um log book que esteja molhado, trocar um container danificado, ou outros problemas em potencial. Uma vez que a manutenção tenha sido feita, é necessário que você deixe um registro de Owner maitenance (Manutenção do dono) para que o aviso de “Needs maitenance” seja retirado da página do seu geocache.
Esse texto te ajudou e motivou a esconder seu primeiro geocache? Se já o escondeu, conte pra nós como foi a experiência deixando um comentário abaixo.
Você é um geocacher experiente e gostaria de contribuir com algumas dicas adicionais? Sinta-se mais do que bem vindo para também deixar seu comentário.
Obrigado, e bom geocaching!
Muito boa essa matéria, parabéns.
Muito obrigado, Ana! Tem algum assunto em particular que você gostaria de ver aqui no blog?
Ótima iniciativa na criação do Site, bem instrutivo e podemos através dele fazer uma maior divulgação do Geocaching nas nossas redes sociais. valew,
Obrigado, Rildo! Esse é o intuito. Todos juntos podemos fazer o Geocaching crescer no Brasil como nunca antes. Abraços!
Foi de muita ajuda.
Parabéns Jafar!
Que bom que gostou, Roberto! Obrigado!
Parabéns pela matéria Jafar. Sou Geógrafo professor de Geotecnologias em cursos de graduação em Diamantina. A partir desse semestre vou inserir a prática do geocache nas minhas disciplinas, como uma prática pedagógica e ao mesmo tempo para difundir essa cultura. Em breve teremos dezenas de geocaches em Diamantina e entorno.
Abraço
Obrigado, Glauco! Que excelente iniciativa a sua! Vamos manter contato para, de repente, relatarmos seu progresso aqui no blog e disponibilizá-lo como exemplo para outros professores. O que acha?
adorei as explicaçoes pois estou iniciando a brincadeira e isso foi mt bom pra mim parabens
Excelente artigo! Estou querendo movimentar a comunidade de geocachers da minha cidade colocando alguns e este site está sendo de grande ajuda.
Imagina, uma cidade de 2 milhões de habitantes tem só 2 geocaches que funcionam (mais 4 que estão precisando de manutenção a anos).
Qual é a sua cidade Carolina?
Estou super afim de começar agora ☺️
Obrigada pela matéria! Muito esclarecedora. Muitas dúvidas que eu tinha foram respondidas sem eu perguntar!
Excelente matéria!!
As Linhas de Orientação Regionais para o Brasil foram criadas em 2020 e podem ser acessadas pelo link…
https://wiki.groundspeak.com/display/GEO/Brasil
Abraços!!
Toninho
Olá!
Primeiramente, obrigada pela matéria.
Segundamente, gostaria de saber se para criar uma geocache para uma área pública, também é necessário autorização? Por exemplo, de um parque público?
Aguardo a resposta, muito obrigada.
Cheila
Olá Cheila! Não, em áreas públicos não é necessário.