Tudo que você precisa saber para encontrar o Ape Cache brasileiro e protagonizar uma enorme aventura na sua vida.
Geocache Project A.P.E.
Em 2001, foram colocados ao redor do mundo 14 geocaches juntamente com a 20th Century Fox, era um material promocional para o longa metragem “O Planeta dos Macacos”. Cada geocache representava uma história fictícia na qual cientistas revelaram uma evolução primata alternativa (A.P.E.). Estas geocaches foram feitas usando caixas de munições decoradas de uma forma única e cada uma delas tinha um item original dos adereços de filmagem. Algumas dessas caixas foram encontradas poucas vezes, outras não. Foram sumindo e sendo arquivadas, exceto uma…
Mission 4: Southern Bowl
Quando eu iniciei minhas atividades no geocaching em 2011 fiquei sabendo desse geocache especial que existia no interior de São Paulo, um tipo raro e único no mundo (na época ainda não haviam ressuscitado o Mission 9: Tunnel of Light), desde então coloquei na minha cabeça que precisava conhecer este lugar curioso.
Na época o APE era o único cache que existia no Parque Estadual de Intervales e eu tinha pouca informação de como chegar até lá, onde se hospedar, quanto tempo levaria, etc… Na ocasião conheci um geocacher que havia tentado a aventura, saiu de moto daqui de Curitiba, sozinho e espontaneamente, sem nenhum preparativo nem informação adicional, foi até o parque, não conseguiu encontrar o geocache e retornou sujo e frustrado no mesmo dia, peripécia que durou árduas 14 horas.
Deixei a ideia de lado por uns tempos, limitando-me em encontrar (e esconder) geocaches tradicionais na minha cidade. Passei a procurar outros tipos, multicaches, mistérios, Earths… Passei pros estados vizinhos, pros países vizinhos…
Até que resolvi novamente mudar meus olhares em direção ao isolado APE. Vendo os diversos logs notei que pessoas vinham do mundo todo para encontrá-lo, alguns sozinhos, outros em duplas, trios, grupos inteiros… Olhei para o mapa ao redor do macaco, os geocaches na região haviam se multiplicado exponencialmente! De todos os tipos e tamanhos. Caramba! Preciso ir pra lá também.
E fui. A primeira vez em 2017, retornei algumas vezes mais e ainda tenho planos para voltar outras oportunidades.
A emoção de encontrar este geocache incomum não se resume somente ao empolgante find na floresta. A experiência inusitada e positiva já inicia na viagem, nas pessoas que conheceremos neste caminho, no clima da região, na natureza intocada da mata, na calma que te envolve e até na culinária típica local.
Se duvida, veja os depoimentos nas centenas de logs deixados pelos jogadores audaciosos que já vieram até aqui.
APE 3.0
Depois de 2012 os geocaches começaram a se multiplicar no parque e arredores, iniciando uma segunda fase do êxodo à Intervales. Pois em um único passeio seria possível fazer dezenas ou até mesmo centenas de finds.
Agora em 2019 houve uma grande intervenção em parte deles, com novos caches, incríveis containers criativos e com a criação do Geo tour APE Brasil. São 20 Geocaches de 8 tipos diferentes, único Geotour no hemisfério sul.
“Venha para A.P.E. Brasil GeoTour para uma autêntica experiência na selva! Geocache entre cavernas, cachoeiras, lagos e trilhas enquanto você descobre as ruínas de um castelo de pedra, uma igreja de madeira e um mirante de tirar o fôlego. Lindos pássaros e animais acompanham você ao longo da trilha até o único A.P.E. cache em um GeoTour do mundo! Projeto A.P.E. Missão 4: Southern Bowl ainda contém o recipiente original e lembranças do filme. –
A.P.E. CACHE, SE VOCÊ SÓ TEM UM, VOCÊ NÃO TEM NENHUM.”
Assim descreve a página deste inédito GeoTour brasileiro, o A.P.E. Brasil foi criado junto com o Geocaching HQ como uma ferramenta de divulgação e atração de público para o Intervales.
Parque Estadual de Intervales
Devido ao singular original ApeCache, até pouco tempo único ativo, o isolado Parque de Intervales é a verdadeira Meca do geocaching mundial, recebendo cachers de todo o mundo, uma experiência inesquecível para quem gosta de turismo e aventura.
Ali há algumas centenas de “caixinhas” (como o pessoal do parque chama os geocaches) entre 8 tipos diferentes que podem virar 10 se você marcar um Evento e um CITO. (Há um Labcache também)
É uma grande área protegida na Serra de Paranapiacaba, foi criada em 1995 e ocupa uma área de quase 42 mil hectares nos municípios de Guapiara, Eldorado Paulista, Iporanga, Ribeirão Grande e Sete Barras. O Parque é considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO, sendo um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica e apresentando excelente estado de conservação da fauna e da flora.
O grande atrativo do Intervales é o ecoturismo e o público é seleto. Famílias que buscam o sossego da mata, aventureiros que querem conhecer suas trilhas e cavernas, e muitos praticantes de birdwatching (observadores de aves).
Como ir
A maneira mais conveniente é alugar um carro, isto te dará maior liberdade no deslocamento. Você irá passar predominantemente por estradas com boa pavimentação e algum trecho de terra, sem pavimento, porém sem nenhuma dificuldade para qualquer tipo de automóvel.
Para chegar até esta grande aventura existem dois caminhos. O mais usual é sair da cidade de São Paulo, são 270 km de estrada numa viagem que duraria cerca de 4 horas se fosse direto. Porém como existe a power trail, “Em busca do APE” o geocacher acaba parando bastante e a viagem fica mais demorada. Mas isso é uma boa causa.
Se for por Curitiba, você irá pegar a estrada do “Rastro da Serpente”, icônica rota com mais de 500 curvas nos seus 240 km, o que torna a viagem bem lenta, cerca de 6 horas, já incluindo as paradas para os vários caches do caminho. É o paraíso dos motociclistas amantes das curvas sinuosas e algo bom para o aventureiro ter em seu “currículo”.
Se tiver disposição e tempo, tente incluir as duas rotas na sua viagem. Neste caso, o ideal é fazer o sentido “São Paulo para Curitiba”, pois os inúmeros caches da rota ficam predominantemente do lado esquerdo das pistas.
Programe sua viagem para que, independente do caminho que fizer, possa fazer o trajeto sem pressa, para aproveitar tudo o que a rota pode proporcionar. O ideal é sair bem cedo de sua origem para chegar no início da tarde no destino.
Dicas para a sua viagem
Antes de tudo reserve sua estadia no parque, dependendo da época as acomodações são limitadas e disputadas.
• A estrada Curitiba / Intervales tem centenas de curvas. A viagem apesar de perto (230km) é demorada (6 horas) e pode ser considerada um pouco cansativa.
• O parque é uma mata atlântica nativa, cheio de insetos e animais, alguns peçonhentos, por isso a vestimenta ideal é calça comprida e botas.
• Se você sabe andar no mato, não precisará de guia para a trilha do Ape, mas é necessário contratar um se quiser visitar as cavernas e cachoeiras, todos esses guias são simpáticos moradores locais que vivem disso.
• Três dias é um bom tempo pra conhecer bem o parque, pois ele é enorme.
• Salve a lista de todos os Geocaches no seu dispositivo para uso offline, no parque não há sinal de celular, WIFI apenas na portaria e no restaurante.
• Somente no restaurante aceita cartões, demais locais apenas dinheiro (moeda nacional).
• As 3 pousadas são rústicas, simples e aconchegantes, a com melhor localização é a “Pica Pau”, fica ao lado da piscina e do restaurante.
• Levar sabonete e demais itens próprios de higiene. Assim como repelente de insetos e protetor solar.
• O clima local é quente e úmido no verão.
Além de Intervales
Juntamente com Intervales, outros parques na região compõem esse corredor ecológico.
• Petar, famoso roteiro com mais de 300 cavernas
• Caverna do Diabo, maior caverna do estado de São Paulo.
• Parque Carlos Botelho e sua estrada parque indescritivelmente bela.
• Parque do Rio Turvo.
• Estação Ecológica de Xitué.
• APA Quilombos do Médio Ribeira (Comunidades Quilombolas são povos remanescentes de escravos).
E apesar do acesso um pouco complicado, inviabilizando a sua inclusão no roteiro de uma viagem de curta duração, todos estes outros parques também tem alguns geocaches isolados. E todos são exemplares patrimônios naturais e culturais, com sua imponente natureza preservada, sítios arqueológicos e espeleológicos.
Última Dica
Se vier para o APE, tente incluir a cidade onde eu moro no seu roteiro, Curitiba, a capital do estado do Paraná. Aqui nós também colocamos algumas centenas de geocaches pra vocês encontrarem! Já marque um evento pra gente se conhecer e se divertir.
Contato: +55 15 3542-1511 / +55 15 3542-124
Email: pe.intervales@fflorestal.sp.gov.br
Route:https://cutt.ly/0dTFrQA