“Vai lá fora brincar!”
Quantas vezes ouvimos isso quando éramos crianças? Nossos pais definitivamente sabiam de alguma coisa, pois cada vez mais comprova-se que praticar atividades ao ar-livre proporciona extensos e variados benefícios a saúde. Porém, estar em contato com a natureza não é a única coisa que o geocaching proporciona, já que solucionar mystery-caches e participar de eventos tem também grandes recompensas.
Demos uma olhada no que alguns experts têm a dizer sobre várias atividades que são comuns no geocaching e fizemos uma lista de 8 maneiras através das quais geocachers podem tirar proveito do seu hobby.
1. Aumenta a imunidade
Desde 2004, o governo japonês tem investido milhões de dólares pesquisando o “shinrin-yoku”, ou banho de floresta. A ideia é tirar os benefícios de estar em contato com a natureza e caminhar através de uma floresta. Pesquisadores levaram empresários de meia-idade até as florestas fora da cidade de Tóquio para duas caminhadas por dia por um período de três dias e descobriraram que os níveis de atividade das Células Natural Killer (células NK) aumentou em 56% após o segundo dia. A atividade dessas células foi utlizada como “um indicador da função imunizante, particularmente como um indicador de atividade anti-cancerígena”.
Então na próxima vez que alguém quiser fazer graça de você por dizer que está saindo para uma cachada, diga à eles que você está indo praticar a famosa terapia japonesa do shinrin-yoku. 😉
2. Alivia o stress
A equipe de pesquisa japonesa também mediu os níveis de cortisol (hormônio do stress) da saliva dos pesquisados e encontrou níveis significantemente baixos quando estes estavam no ambiente de floresta. Até a proximidade a espaços verdes em áreas urbanas pode resultar em níves mais baixos de estresse, significando que apenas uma caminhada em um parque ou bosque local para encontrar alguns geocaches pode ajudar você a relaxar.
3. Aumenta sua criatividade
Psicólogos da Univerdade de Utah e da Universidade de Kansas, nos Estados Unidos, descobriram que estar em contato com a natureza fez com que os pesquisados tirassem notas mais altas em testes de criatividade. Então, não nos surpreende que existam tantos geocaches criativos pelo mundo!
4. Melhora a memória
Fazer uma variedade de quebra-cabeças pode ter muitos benefícios para a sua saúde mental. Uma pesquisa americana feita com padres e freiras, descobriu que os pesquisados que passaram por diversas atividades cognitivas, incluindo ler jornais e decifrar charadas, tornaram-se 47% menos propensos a desenvolver o mal de Alzheimer.
5. Aumenta saúde mental
Um estudo feito em 2010, custeado pelo National Institutes of Health nos Estados Unidos, mediu vários fatores incluindo dieta, suplementos e exércícios, e descobriu que o treinamento cognifitivo estava intimamente ligado a redução do risco de declínio da saúde mental. Se você acha que está longe de achar a solução tentando resolver um mystery-cache, pelo menos você está malhando seu cérebro tentando solucioná-lo!
6. Motiva a atividade física
Não precisamos aqui mencionar nenhum estudo sobre as vantagens de se exercitar, os benefícios são diversos e muito bem conhecidos. Se você precisa de motivação extra para sair de casa e se exercitar (as vezes precisamos!), apenas faça de um geocache a sua recompensa e antes que você perceba, você estará muito mais em forma, colhendo as recompensas que incluem a redução do risco de doenças cardíacas e o fortalecimento dos ossos e músculos.
7. Promove o Eustress
Eustress é um tipo de estresse “positivo” que você sente quando faz algo divertido e empolgante como ir numa montanha-russa ou dirigir um cart de corrida, por exemplo. Partindo do princípio que você provavelmente pratica geocaching porque se sente feliz ao fazê-lo, então é provável que a empolgação de fazer um novo find está liberando Eustress, o que é realmente importante para se manter mentalmente feliz.
8. Reduz os sintomas da depressão
Pesquisadores da University College Dublin da Irlanda, descobriram que atos simples como sair para tomar um café ou conversar com um amigo pode reduzir os sintomas da depressão. Apenas para o caso de você precisar de uma desculpa a mais para ir naquele evento de geocaching!
Recentemente lemos esse artigo sobre Mark, um rapaz que descobriu que geocaching ajudou ele durante a depressão. Dados os benefícios para a mente e o corpo citados acima, não é suprpresa que Mark atribui ao geocaching o fato de estar firme, forte e livre da depressão.
A próxima vez que alguém perguntar pra você “qual a graça disso?”, faça questão de listar a eles todos os benefícios desse hobby sensacional. Existe algo como uma “obcessão positiva”? Nós achamos que o geocaching prova que sim!
E você? Como o geocaching afetou sua vida? Conte pra nós nos comentários!
Esse texto foi originalmente publicado em inglês no site TheGeocachingJunkie.com. Autora: Sarah Mur
Maior equilibrio entre o trabalho e o lazer.