O GC HQ recebeu geocachers de todo o mundo para comemorar 20 anos da atividade com um emocionante evento no Fisher Pavilion em Seattle Center – Washington!
Foi uma ocasião histórica para o geocaching, portanto vimos que a participação de um colega brasileiro foi algo muito bacana e importante. Para registrar esse consagrado momento fizemos um bate papo com o Toninho, que aqui nos conta uma síntese da sua experiência nesta comemoração incrível.
O que é esse evento?
O Evento de Seattle foi um tipo diferenciado. Não foi classificado como Giga ou Mega.
Foi um “Geocaching HQ Celebration”. Se não me engano o único até agora.*
Como todos sabem, o Evento deveria ter acontecido em agosto de 2020, para comemoração dos 20 anos do Geocaching. Mas, veio a pandemia e tudo mudou.
O Evento foi anunciado em junho de 2019 e me empolguei em participar. Logo comecei a planejar. Convencer a minha esposa não foi muito difícil, já que ele adora viajar (mesmo quando eu arrumo uns “programas de índio”. Com o anúncio do Mega Evento Geowoodstock em Abottsford, BC, Canadá, resolvemos dar uma esticada e conhecer também o Vancouver.
Fizemos um orçamento de passagens, estadias e demais despesas para definir um valor para a viagem e começamos a guardar grana para nossa aventura. Tínhamos um ano para juntar as economias.
Quando estávamos quase comprando as passagens aéreas veio a pandemia. Resolvermos aguardar um pouco… Algumas semanas depois veio a anúncio do adiamento para agosto de 2021 e depois 2022.
No final foi até bom, ganhamos mais tempo para guardar dinheiro para a viagem. Resolvemos dar uma esticada e incluímos Orlando e San Francisco em nosso roteiro.
Planejamos uma viagem de férias, incluindo alguns objetivos de Geocaching: Participar dos Eventos em Seattle e Abbotsford, visitar o HQ, fazer o HQ Geotour, visitar o Mission 9 – Tunnel of Light APE Cache e buscar caches diferenciados (mais antigos, webcams e Virtuais).
Quantas pessoas haviam?
O Geocaching HQ Celebration teve 2.684 logs de “Attended”, portanto, mais de 3.000 pessoas devem ter comparecido ao evento.
O Geowwodstock teve 1.960 logs de “Attended”, mais de 2.500 pessoas.
No Evento de Seattle a maioria dos participantes era de norte-americanos, principalmente dos Estados mais próximos. Muitos visitantes da Europa, principalmente alemães. Da América do Sul não encontramos ninguém.
Fui aos dois Eventos carregando uma bandeira do Brasil. Todos que vinham conversar comigo perguntavam do APE Cache, querendo saber o cache fica mesmo no meio da selva e se é muito difícil chegar lá. Em Seattle conversei com o Joshua, o “Geocaching Vlogger”, que tem um canal no YouTube.
Quais eram as atrações?
A duração do evento foi das 10h às 17h e a programação foi a seguinte:
10:00: Boas-vindas e Foto do Grupo
10:15: Palestra: Gadget caches com Bouncebounce and Trycacheus
11:00: Palestra: Construindo comunidades com Marcellus Cadd
12:00: Perguntas e respostas com fundadores do Geocaching HQ founders
12:30: Perguntas e respostas com geocaching community Voluntários e Revisores
13:00: Palestra: Gadget caches e puzzle caches com Team Noltex
13:30: Palestra: história das Geocoins, desenhos e mais com HQ Lackeys
14:30: Show musical: The Travel Bugs concert
15:15: Show musical: Bugsy Travels & The Ammo Boxes concert
16:45: Comentários finais e encerramento com fundadores do Geocaching HQ
Ao longo do dia teve vendas de produtos relacionados ao geocaching, possibilidade de descobrir caches e Lab Adventures feitos para o Evento e Gadget Caches.
As palestras tiveram boas informações, mas nada de novo que possamos aproveitar aqui no Brasil.
O que mais gostamos foi a interação com outros jogadores e a oportunidade de conhecer novos lugares. Provavelmente eu não viajaria a Seattle de férias, embora seja uma cidade com muitas atrações e que adoramos.
Uma coisa legal que percebemos é que dá para ver de longe um “Geocacher”: Se você vir um cara de bermuda, chapéu, com GPS pendurado andando por lá… não tem dúvida.
Acho que a grande diferença com nossos “Mini-Mega” é que fazemos uma programação para mais dias, todos ficam hospedados no mesmo lugar, ou próximo, o que favorece muito a integração entre todos os participantes. Obviamente, em um evento com 50, 100, 500 pessoas isso é inviável.
Do seu ponto de vista qual o diferencial da prática do geocaching ali na terra onde ele surgiu e aqui no nosso país?
Acho que a maior diferença é que lá os caches duram mais, pois as pessoas não ficam mexendo em objetos que não lhes pertence. E ninguém se preocupa com o que você está fazendo, você pode procurar os caches sem se preocupar se tem alguém olhando. Claro que é bom ser discreto, mas é pouco provável que alguém te pergunte o que você está fazendo.
Tem muitos caches bem elaborados, mas também tem caches comuns como vemos por aqui.
O quê e como é o Geocaching HQ?
O Geocaching Headquarters é um Baú de madeira que fica no escritório da empresa que administra o site Geocaching.
Atualmente para visitar é necessário fazer um agendamento. É possível fazer uma visita de 30min. O escritório fica em um edifício comercial no bairro Fremont, em Seattle – WA.
No começo era possível visitar o HQ sem agendamento. Bastava se dirigir ao local no horário comercial, chegar na portaria e pedir para visitar.
Lá no HQ tem muita coisa legal para ver, relacionados com a história do Geocaching, muitos TBs para descobrir. Lá pode ser visto um Mapa Mundi onde você pode colar um pequeno círculo adesivo colorido indicando de onde você veio.
Tem também um monitor que fica mostrando em tempo real os Logs que são registrados no site, de todos os locais do mundo.
O primeiro brasileiro a visitar o HQ foi o Nandonaviagor em jan/2013.
Depois visitaram o HQ: Luis Laferre (acho que foi quem visitou mais vezes), Carlos e Carla Moura, Roger e Victor. Comigo são 7 brasileiros que visitaram o HQ até agora.
Vale muito a pena. Quem puder ir até lá, tem que visitar.
Fale sobre a corrida de TBS brasileira que foi lançada lá…
Há algum tempo vínhamos conversando sobre organizar uma nova Corrida de Travelbugs, pensando em animar o pessoal depois da Pandemia, que fez muitos jogadores ficarem muito tempo sem jogar. Quando decidi viajar para participar da Celebração de 20 anos do Geocaching surgiu a oportunidade de fazer a largada em um lugar onde houvesse grande concentração de jogadores de várias partes do mundo, o que dá a oportunidade para os “corredores” viajarem para longe.
Geralmente em Eventos Mega e Giga a organização disponibiliza um lugar para troca/coleta de TBs, onde você pode “dropar” TBs e pegar. Normalmente colocam caixas para separar os diversos “destinos”, de acordo com o objetivo de cada TB.
Lá no Giga em Seattle havia várias caixas: USA, Canadá, América Central, América do Sul, Europa, África, Ásia, Oceania e “Outros”.
Para que todos os TBs tivessem a mesma oportunidade na “largada” todos os 24 TBs foram colocados na mesma “caixa”, “Outros” onde são colocados os TBs que não tem um destino definido, apenas viajar de cache em cache.
Os Tbs foram “dropados” às 10:45h. Passei por volta de 14hs para conferir e todos os “Corredores” já não estavam mais ali.
Qual a percepção final sobre o evento?
Foi uma das melhores viagens que já fizemos. Conhecemos lugares lindos, curtimos muito cada momento. Foi a primeira vez que participamos de Eventos grandes assim. É muito legal ver que tem muita gente maluca como nós, que são capazes de sair de casa, para ir a algum lugar procurar um potinho escondido em algum lugar, seja em um parque, uma praça ou uma simples rua de alguma cidade por aí.
Com certeza participaremos de outros. A programação de nossas próximas viagens internacionais com certeza será feitas observando o calendário de Giga e Mega Eventos por aí.
O que mais me marcou nessa viagem foi encontrar o APE Cache “Mission 9 – Tunnel of Light”. Não apenas pela raridade do cache, mas, pela aventura em si. Atravessar um Túnel de 4km a pé, no escuro, com uma lanterna é uma experiência sensacional. E depois que você atravessa o túnel encontra uma paisagem linda, de montanhas. Demos muita sorte, fomos em um dia lindo, ensolarado e com muita gente atravessando o túnel. Fomos no domingo, no dia seguinte à realização do Evento em Seattle.
*Houve outro evento com esse ícone nos 10 anos de geocaching, Lost & Found Celebration GC24GYW
Grande relato sobre uma aventura única, afinal, festa de 20 anos é só uma vez na vida!
Foi uma viagem maravilhosa
Quem quiser dicas é só falar comigo