Se você já teve que explicar o que é geocaching para um muggle, você provavelmente recebeu a seguinte pergunta: “E o que você ganha com isso?”. Essa pergunta pode ser precedida por: “Você ganha algum dinheiro pra isso?”. É nesse ponto que eu normalmente me dou conta que esse muggle provavelmente nunca irá compreender porque eu pratico geocaching, mas me fez pensar: “O que eu ganho com isso?”
1. Grandes amigos
Pode ser difícil fazer novos amigos depois de adulto. Quando você tem cinco anos, é perfeitamente aceitável rir da piada de alguém e imediatamente soltar um “vocé é legal! quer ser meu amigo?”. Isso não soa muito bem saído da boca de um adulto, então como você faz novas amizades depois de grande? Um interesse em comum – como geocaching – é uma maneira incrivelmente eficiente de fazer amizades verdadeiras e duradouras. Eu tenho sorte de ter feito amigos incríveis desde que comecei a cachar, pessoas que eu nunca teria conhecido se não fosse por isso.
2. Saúde mental melhorada
Estudos como esse feito no Japão, concluíram que estar ao ar livre e em contato com a natureza reduziram os níveis de cortisol (hormônio do stress) nas pessoas pesquisadas. Lembra dos seus pais dizendo pra você ir pra fora pegar um pouco de ar fresco? Acontece que eles estavam mesmo certos.
Os exercícios de resolver “quebra-cabeças” que damos anos nossos cérebros como geocachers, seja um cache de dificuldade 5 que quebramos a cabeça por semanas para resolver, ou a simples tarefa de descobrir como abrir um container engenhoso, está de fato impulsionando uma melhora de nossa saúde mental.
3. Melhor condição física
É comum dizer que geocaching normalmente envolve levantar-se do sofá e se movimentar, e já perdi a conta de quantas vezes ouví outros geocachers me dizendo que eles perderam peso e melhoraram significantemente sua condição física devido à pratica de geocaching
Para mim, pessoalmente, o fato de sair e caminhar nunca foi algo que me atraiu antes do geocaching, mas agora eu amo isso, com ou sem a “isca” de ganhar outro smiley no mapa – embora eu não possa negar, um cache ou dois ajudam a me motivar! Com meu compromisso de fazer mais trilhas em 2017, já consigo ver um enorme progresso pessoal.
4. Satisfação
Crianças adoram caças ao tesouro – faça uma breve pesquisa online por “caça ao tesouro” e você encontrará uma infinidade de ideais e modelos para organizar essa atividade divertida com crianças. Há algo que envolve à antecipação da caçada e a alegria de encontrar o tesouro. E advinha? Todos nós temos uma criança interna que está morrendo de vontade de fazer uma caça ao tesouro, bem como subir numa árvore, se jogar num córrego, e fazer bagunça em geral, então não é surpresa que amamos geocaching tanto assim!
5. Diversão
Por que você assiste TV? Por que você joga futebol? Por que você dança? Porque é divertido! Sério, porque fazer qualquer coisa com seu precioso tempo livre, se não for divertido?! As pessoas, os lugares, as escaladas bobas em árvores, o escorregar morro abaixo sujando suas costas… tudo é divertido. É por isso que o fazemos.
6. Felicidade
Não acho que alguém se sinta infeliz porque está praticando geocaching, e se está, deve seriamente considerar a escolha de outro hobby. O oposto também se aplica, pois geocaching pode realmente ajudar se você está sentindo pra baixo.
A vida é muito curta para fazer coisas que deixam você infeliz. Preencha-a com atividades e pessoas que fazem você sorrir e dar risadas. Geocaching me faz feliz, e felicidade é a coisa mais importante que eu ganho ao praticá-lo.
Dá próxima vez que um muggle perguntar o que você ganha com isso, pense nas coisas incríveis que o geocaching proporciona para você. Queremos te ouvir, escreva nos comentários abaixo o que você ganha de mais importante com o geocaching.
Até a próxima!
Esse texto foi originalmente publicado em inglês no site TheGeocachingJunkie.com. Autora: Sarah Mur