Imagine aquela situação bastante frustrante que é quando nos programamos para ir buscar uns caches em uma determinada localidade e, chegando lá, a única coisa que encontramos é uma realidade de abandono… Com o cache todo detonado, ou pior, sumido.
Pois, pior do que uma região sem caches, é uma onde tem vários… entretanto todos apenas ocupando espaço virtual no mapa, sem existirem de verdade no seu esconderijo.
Ali a gente ainda se lembra que repor um geocache desaparecido até pode parecer uma ideia conveniente para não perder um find… mas isso, além de também deixar o jogo sem graça, é a função principal do owner!

Então depois nos diga nos comentários quais são os erros que você percebe que possam ocorrer quando se repõe um cache sumido sem o consentimento do dono?
Talvez uma das soluções para manter essa aventura ativa é a comunidade de jogadores começar a pensar na possibilidade de assumir a responsabilidade definitiva por essa manutenção, adotando um geocache.

–Poxa, eu cuidaria tão bem de você….
A notícia ruim é que para se adotar um geocache será primeiramente necessário a intervenção do dono dele. Portanto, aqueles caches antigos em que o proprietário já não joga há anos e que estão abandonados… tendem a ser futuramente arquivados, pois não é possível que outra pessoa, como por exemplo um revisor, intervenha no processo.
Seria de repente algo interessante que, quando o revisor colocasse aquela famosa nota dizendo: “se não houver resposta do dono em tempo hábil, o cache será arquivado”, ao invés de “assassinar” o coitado, ele fosse disponibilizado para que algum voluntário assumisse o filho.
Mas, se eu der essa ideia, é arriscado o revisor me dizer que ele não é assistente social pra ficar intermediando processos adotivos…
Neste caso então o ideal continua sendo você marcar no seu log de DNF que o tal dito necessita da atenção do dono, ou num caso mais severo, da atenção de um revisor.
A notícia boa é que em um eventual processo de adoção, para um jogador poder transferir a propriedade de um geocache para outro jogador, ocorre tudo de maneira independente, não sendo necessário envolvimento da turma do geocaching.com nem de um revisor voluntário. É preciso apenas seguir uma sequencia abaixo que não é, de fato, muito complicada.
Mini guia: Como adotar um geocache
Obrigatoriamente, começa com a iniciativa do dono, acessando a página de adoção neste link.
É só inserir ali o código do geocache que pretende disponibilizar para adoção e clicar em “procurar”.
Na página seguinte irá aparecer o nome e link do geocache. Após confirmar se está correto, deverá digitar no campo de busca o nome do geocacher a quem pretende transferir, e então clicar em “IR”.
Se quiser, pode complementar com uma mensagem para o colega e pronto. É só enviar o pedido de adoção, que irá chegar na caixa de e-mail da pessoa uma mensagem para que ela possa clicar também no link e aceitar.

Após a adoção, o novo dono pode manter ou mesmo atualizar as informações do geocache, como descrições e coordenadas, se achar necessário.
Então é só agir como um bom padrasto, cuidando e monitorando seu novo tutelado… Visitando o local regularmente para garantir que o geocache esteja em boas condições e fazendo a manutenção quando necessário.
Obs:
– No mesmo link “adopt”, você também pode cancelar uma solicitação de adoção existente.
– Não é possível adotar geocaches arquivadas.
– Não é possível adotar lab caches.
– É possível adotar todos os demais tipos de caches, inclusive eventos de qualquer tipo.
– É possível adotar caches (projeto) que ainda nem foram publicados.
– O mesmo processo de adoção serve também para Travel Bugs, transferindo a propriedade do rastreável.
Quer oferecer um cache para adoção?
Seja por ter se mudado de cidade, ou simplesmente por não querer mais jogar, você pode oferecer para que outro geocacher cuide do seu contêiner. Mas onde achar um voluntário?
Tem que primeiramente comunicar a intenção… Pode começar publicando uma nota na própria página do cache ou mesmo na sua descrição.
Uma alternativa que também ajuda é divulgar aos seus amigos geocachers, seja por meio de suas redes sociais ou mesmo no fórum oficial do GC, ou ainda indo a algum evento conversar com um geocacher que lhe possa ajudar.
É importante que o candidato resida próximo ao cache, para que possa dar a merecida atenção ao mesmo.



