Um grupo de geocachers da região de Seattle conseguiu uma vitória histórica contra os muggles resgatando um APE cache mais de cinco anos depois de ele ter desaparecido.
A História
Em 2001, quatorze geocaches foram colocados em parceria com a 20th Century Fox para promover o filme Planeta dos Macacos. Cada geocache representava uma história fictícia na qual cientistas revelaram uma Evolução Primata Alternativa (Alternative Primate Evolution). Esses geocaches foram feitos utilizando ammo containers especialmente marcados e continham brindes originais do filme. Mission 9: Tunnel of Light era um desses geocaches.
Localizado há cerca de 95 quilômetros ao leste de Seattle, o container foi colocado pelo co-fundador do QG Geocaching, Jeremy, e o criador da geocoin, Moun10Bike. O cache foi encontrado mais de 3.000 vezes, sobrevivendo pequenas perturbações por quase 10 anos. Existe até um Mega-evento (Going Ape) criado pela Associação de Geocaching do Estado de Washington em honra a esse famoso geocache.
Infelizmente, Mission 9 foi “muggleado” e arquivado em Junho de 2011. Moun10Bike escreveu na época: “A decisão de arquivá-lo não foi simples, e não foi fácil para mim, nem para a Groundspeak. Entretanto, a regra em proteger os geocaches do Projeto APE foi sempre a de que uma vez que o container tenha desaparecido (o qual é parte da identidade da série original de caches), ele não é mais um APE cache, e então precisa ser arquivado (ou pelo menos ter seu status de APE removido).”
Enquanto a comunidade lamentava pela perda, um geocache tributo foi colocado e o evento Going Ape continuou a acontecer todo ano. Mas graças aos esforços incríveis de geocachers dedicados, há um novo capítulo na história dos APE caches.
Busca e Resgate
Em Abril deste ano, os geocachers Winos_Seattle e rambudo se encontraram com o fundador da QG Geocaching, Bryan Roth. Enquanto conversavam, o assunto sobre o APE cache perdido veio a tona. Winos_Seattle questionou se o container poderia ser encontrado. Ao longo dos anos, algumas pessoas especularam que era muito improvável que quem tenha sido responsável pelo desaperecimento de um geocache pesado como aquele o teria carregado por mais de 3 quilômetros até o estacionamento mais próximo. Talvez eles tivessem apenas o removido de seu local original e o descartado nas proximidades?
Mesmo que esse fosse o caso, a área é montanhosa e densamente arborizada. Um empenho para resgatá-lo iria requerer planejamento detalhado e olhos apurados. Soa como um trabalho para geocachers!
Com encorajamento de Bryan e Moun10Bike, e depois de meses de planejamento, a procura começou no dia 1 de Outubro. O grupo de 10 pessoas incluía Winos_Seattle e rambudo, e outros geocachers da região de Seattle, Sproutter, Lamoracke, _Shaddow_,DSVaughn, Curious Joe, gsbarnes, KnightWolf74 e Princess Trouble.
Depois de fazer uma trilha até o geocache tributo, eles se dividiram em três times e se espalharam nos arredores da floresta. Equipados com rádios alto-falantes, cada time ficou responsável por uma das três zonas designadas. Em questão de minutos, um dos times localizou o que viria a ser containers vandalizados do geocache tributo. Os outros times encontraram uma variedade de itens swag e logbooks, incluindo alguns com assinaturas de 2011 a 2014 (provavelmente também do geocache tributo).
Seguindo um esforço extenso e corajoso, uma chamada alegre veio no rádio, “Nós achamos que encontramos o container original!”. Mais abaixo da localização original do container, atrás de uma árvore com a tampa do container para baixo, estava Mission 9: Tunnel of Light Cache. Distinguido pelos adesivos colados na parte interna, bem como algumas cartas colecionáveis do Planeta dos Macacos, o geocache resistiu notavelmente bem ao longo dos anos.
Depois de vários “high-fives” para comemrar, o grupo ligou para Moun10Bike, que ficou chocado e maravilhado com a descoberta. Alguns dias depois, Moun10Bike, Bryan, e outros no QG Geocaching receberam a triunfante equipe de busca e o, há tempos perdido, APE cache. E agora que o container foi recuperado, o QG Geocaching tem que lidar com uma importante questão.
E agora?
Os geocaches do Planeta dos Macacos desfrutam de um lugar especial na história do geocaching. Hoje, apenas um geocache da série ainda está ativo: Mission 4: Southern Bowl, localizado aqui no Brasil, no estado de São Paulo. Levando em conta como a comunidade global de geocaching estima o série APE de geocaches, os diretores e colaboradores da Geocaching.com sentem que é muito importante ouvir o que nós, geocachers, achamos que deve acontecer a seguir.
Deve o Mission 9: Tunnel of Light ser retornado ao seu local original e ser reativado? Deve ele ser mantido a salvo de muggles e ser colocado no QG Geocaching como um artefato da história do jogo? Existem outras ideias que devam ser consideradas?
Eles encorajam que façamos nossas vozes serem ouvidas e, para isso que isso seja possível, completemos essa pesquisa até o dia 27 de Novembro de 2016. Eles reunirão as ideias e depois darão a nós a chance de votar na nossa opção favorita antes do fim desse ano.
“Enquanto isso, ajude a revelar o conhecimento que estava perdido e agora foi encontrado. Parabéns e obrigado a todos que fizeram isso possível!”, equipe Geocaching.com.