É uma atividade ao ar livre mundial e gratuita. Uma espécie de jogo de “caça ao tesouro high tech” que pode misturar aventura, esporte e turismo. Onde o praticante, portando um gps ou smartphone com aplicativo relacionado, procura por geocaches escondidos mundo afora, só no Brasil são quase 10000. No mundo passam de milhões!

Um geocache tradicional é um pequeno pote ou caixa fechada e à prova d’água, dentro contém um livro de registros (logbook) e pode ter outras coisas como caneta, brindes e objetos para troca. Normalmente é camuflado para que se oculte entre seu ambiente e não seja descoberto por muggles (como chamamos quem não faz parte do jogo). Pode ser de diversos tamanhos, desde um micro parafuso falso até um recipiente de 20 litros… Também é classificado por dificuldade e tipo de terreno.
O jogo é basicamente navegar até as coordenadas, localizar o geocache, assinar o logbook para provar fisicamente que conseguiu o encontrar e assinar o registro online para compartilhar sua experiência, marcando assim um ponto a mais em seu perfil de usuário. Mas vai muito além disso, existem muitos tipos diferentes de geocaches, alguns onde é necessário resolver um mistério, outros onde é preciso visitar vários pontos de orientação e etc.

Pronto para jogar?
Baixe gratuitamente o aplicativo oficial ou alternativos como o C:Geo. Com um simples celular é possível visualizar e navegar no mapa até os locais onde foram escondidos os geocaches. Abrindo a página terão detalhes como data que foi escondido (alguns tem mais de uma década), sua história, descrição e pistas para encontrá-lo. Além de comentários e fotografias de jogadores que já o acharam.

Se prepare para:
-Conhecer novos lugares, explorando locais fora do eixo tradicional.
-Praticar uma atividade outdoor em uma diversidade de terrenos urbanos ou em meio à natureza.
-Participar de um jogo desafiante, com vários níveis de dificuldade e com pouca competitividade.
-Fazer novos amigos. A comunidade de geocachers é unida e corriqueiramente organiza eventos.
-Compartilhar sua experiência, deixando seu registro gravado tanto no logbook como online.
-E até mesmo esconder seu próprio geocache para que outros também o encontrem.
Curtiu? Conhece alguém que irá gostar? Encaminhe este resumo para esse amigo!
É owner: Imprima este flyer e disponibilize este guia nas suas caches.

Fotos: Geocaching.com – Divulgação



