Além de proporcionar uma dose excelente de atividade física e mental, o geocaching pode envolver também arte, artesanato, marcenaria e até programação.
O que começou com latas de metal e frascos de plástico, progrediu para uma arte em constante evolução na qual não há limites para a criatividade – desde que dentro das guidelines do jogo, obviamente.
Abaixo você conferir uma série de geocaches extremamente criativos que podem ajudar você a ter algumas ideias para colocar novos caches na sua cidade, ou se você ainda não é um owner, podem te motivar a procurar por geocaches na sua região para, quem sabe, encontrar caches tão criativos quanto os citados aqui.
1. “Um cache encantado”
Com o nome de “An Enchanted Cache”, esse cache que parece mais a casa de um gnomo, está localizado na cidade de Bella Vista, no estado americano de Arkansas. O kit para fazer a casinha foi comprado no site Etsy e o geocache está escondido entre as pedras. Quem quiser fazer algo semelhante, pode tentar encontrar uma árvore com uma abertura na base do caule, colocar a portinha em frente ao buraco e esconder o geocache dentro. Vale lembrar que a prática de Geocaching está fortemente ligada com a preservação do meio ambiente, então não invente de sair abrindo buracos em árvores, utilize um buraco que foi criado naturalmente.
2. Cache nas alturas
Tive a oportunidade de encontrar um geocache semelhante a esse e confesso que foi um dos mais legais que vi até hoje. Utiliza-se uma roldana para baixar e erguer o geocache que está escondido no topo de uma árvore. Imperceptível para os muggles (termo usado para descrever pessoas que não conhecem o Geocaching), e bastante inusitado para geocachers, esse tipo de geocache é relativamente fácil de fazer e não tem limites para a criatividade. O que eu encontrei, por exemplo, era um dragão de pelúcia com o container – no caso, um frasco de maionese com fita de camuflagem – escondido dentro de uma abertura nas costas do dragão. Será que isso dá algumas ideias pra você?
3. Tronco pré-cortado
Novamente, não vá inventar de cortar árvores para fazer geocaches. Utilize matéria-prima já pronta, como um galho que caiu naturalmente ou madeira de lenha. Nesse caso, utiliza-se um tronco pré-cortado, parcilamente enterrado, com o topo dividido em duas partes unidas por um parafuso, e um buraco para armazenar o geocache. Fácil de fazer, muito legal de encontrar, e a prova de qualquer suspeita.
4. Câmera de segurança falsa
Uma das coisas mais interessantes no Geocaching é descobrir um cache original e muito criativo. Esse, por exemplo, deve ter rendido muitos DNF (Did Not Found/Não Encontrei). A não ser que o dono do geocache tenha deixado uma pista muito óbvia, as chances de você logo de cara suspeitar que uma câmera de segurança seja um geocache são muito pequenas.
5. Ninho de passarinho falso
Sabe aquele ninho que uma família de passarinhos criou e abandonou naquela árvore do seu quintal? Pois então, porque não reaproveitá-lo para criar um geocache diferente? Você pode colocar um frasco pequeno entre o material do ninho (como na foto acima), ou até mesmo colocar um daqueles ovos de plástico que abrem no meio para tornar o geocache ainda mais original. Perfeito para ser colocado em árvores, esse tipo de geocache certamente não gerará nenhuma suspeita – pelo menos de humanos.
6. Mais do que uma pedra
Fácil de fazer, excelente para áreas urbanas como praças, por exemplo, esse tipo de geocache deve render alguns bons minutos de procura para colegas geocachers, principalmente se colocado junto com dezenas de outras pedras. Vale lembrar que geocaches não podem ser enterrados, mas você pode contornar essa regra fazendo um recipiente para que o geocache seja colocado abaixo do nível do solo, neste caso, um cano de PVC. Encontre um frasco que encaixe no cano, cole-o embaixo de uma pedra, insira-o no cano e, “voilà”, geocache pronto!
7. Casa de passarinho
Casas de passarinho são uma escolha muito popular entre os geocachers americanos, por serem fáceis de fazer e se camuflarem muito bem em um ambiente de mata. Faça uma casa de passarinho normal, com uma entrada falsa, e bastante espaço em seu interior parar colocar um geocache de tamanho de tamanho pequeno ou médio. De preferência não utilize pregos, mas formas menos agressivas de prender a casa na árvore como cordões e presilhas, por exemplo. A maneira de abrir a casa vai depender da sua criatividade, pode ser simples como erguer o telhado, ou incrivelmente sofisticado e criativo como os “gadget caches” criados pelo famoso geocacher “West Virginia Tim”.
8. Concreto & Garrafa Pet
Esse requer um pouco mais de trabalho e conhecimento sobre como lidar com cimento, mas renderá um ótimo geocache, especialmente se você tiver criatividade e souber explorar as diversas possibilidades, tanto de locais, como de tipos de geocache (multi, mistery, etc). Na foto acima, o geocacher prefiriu fazer um bloco retangular de concreto, mas os formatos possíveis são vários, use sua imaginação e crie um geocache ainda mais original.
9. Regador falso
Imagine as possibilidades de local para esse geocache. São praticamente infinitas e passarão imperceptíveis pela maioria das pessoas.
10. Dentro de uma bola de tênis
Já tive a oportunidade de encontrar um geocache assim algumas vezes. Simplesmente perfeito para esconder em arvóres, você só vai precisar cortar uma bola de tênis, inserir um frasco de filme fotográfico, e anexar um arame para pendurar a bola. Para proporcionar uma melhor camuflagem, pinte a bola com uma cor escura como verde, marrom ou preto.
11. Extintor vazio
Esse é aquele tipo de geocache que centenas de pessoas passam pela frente todos os dias e nem desconfiam da sua existência. Quem, afinal, vai suspeitar que um extintor de incêndio esconde um “tesouro”? Perceba que o extintor possui um adesivo dizendo “Demonstração – Utilizado apenas para praticar”, de modo a evitar que alguém tente utilizá-lo em caso de incêndio.
12. Cache flutuante
Não se sabe ao certo quem inventou esse tipo de geocache, pois em pouco tempo ele se tornou muito popular e já foi reproduzido em diversos lugares do mundo. Trata-se de um cano, com um recipiente bem vedado, que por sua vez só pode ser retirado ao se colocar água no cano, trazendo o geocache até o topo. Para esfaziar o cano existe uma “válvula” na parte de baixo, que deve ser aberta para escoar a água.
13. Placa multi-uso
Outra excelente alternativa para geocaches urbanos, com tamanho suficiente para caber o logbook e alguns itens de troca pequenos, escondido em um poste de placa de sinalização. Algumas placas não possuem essa “tampa”, mas você pode improvisar uma ou esconder um geocache magnético. Outra alternativa para placas de sinalização é um geocache magnético em formato de parafuso, proporcionando um rápido “grab and go” para nenhum muggle suspeitar de você.
14. Enrrolhado
Esse geocache requer dois itens, uma rolha de cortiça de tamanho grande e um byson tube pequeno. O intuíto é escondê-lo em qualquer tipo de lugar que tenha um buraco no qual a rolha possa ser colocada e permanecer firme. Pode ser em uma parede, em um cano (que obviamente não tenha utilização), no tronco de uma árvore, em uma pedra, enfim. Na sua próxima caminhada tente observar lugares que seriam excelentes para um geocache desse tipo e me conte quais ideias você teve.
15. Cogumelo falso
Esse é para os geocachers artistas com habilidades manuais de molde e pintura. Trabalhoso, porém extremamente criativo, um cogumelo falso pode ser feito de diversos materiais como massa pedra, epóxi, ou outros materiais de modela, e se camufla perfeitamente em ambientes de mata.
16. Tampa de interruptor
Mais um para a série “geocaches urbanos acima de qualquer suspeita”. Fácil de fazer, tudo que você vai precisar é de uma tampa de interruptor, um bom imã para magnetizá-la e, é claro, um recipiente para guardar o logbook.
Esse é o primeiro texto de uma série em que vamos abordar diversos exemplos de geocaches pelo mundo. Espero que ele sirva como uma fonte de inspiração para geocachers iniciantes e experientes para aumentarmos consideravelmente o número e a qualidade de geocaches no Brasil. Conhece algum que deveríamos mostrar? Tem alguma pergunta? Deixe seu comentário!