O que é um Travel Bug?
Para quem ainda não sabe, é um item rastreável, geralmente no formato de dog tag, movido de cache em cache. Possui um número de rastreamento exclusivo e pode ser capturado ou somente descoberto por outros geocachers que cruzarem seu caminho na sua viagem pelo mundo afora.
O dono o personaliza da maneira que achar mais interessante. Desde a escolha de um item físico que vai de carona na placa, criar seu nome, sua temática e até definir a missão para o bug. Que pode ser simplesmente viajar o mais longe possível, visitar um local ou geocache específico, etc.
Cada bug tem uma página individual que mostra seu movimento e distância percorrida e por aí vai.
O que é uma corrida de TBs?
TB runs são uma maneira divertida de competição, onde um grupo de geocachers irá liberar TBs no mesmo dia com algum objetivo previamente estabelecido… Percorrer uma maior distância em determinado tempo, chegar até um determinado local pré definido, marcar pontos alcançando objetivos específicos, etc…
Finalmente… O que é a Corrida Brasileira de TBs
É este tipo de competição empolgante organizada pelos dedicados geocachers brasileiros.
A primeira edição foi feita em 2018, a largada foi dada no Geocaching HQ e a final foi brindada em uma animada festa no segundo encontro nacional na cidade de Campos do Jordão.
Nesta segunda edição a largada foi dada no incrível Mega Evento de 20 anos de geocaching que aconteceu em Seattle em agosto do ano passado. Lá eles foram pegos por diversos jogadores, que os levaram para diferentes lugares.
Nesta corrida o que conta é a distância total percorrida. Quando um jogador pega um TB ele anexa ao seu Inventário e pode ir visitando os caches que este jogador vai logando, portanto o sucesso numa corrida de TBs é quando levamos a sorte do nosso item cair nas mãos de um geocacher ativo e disposto a viajar longe.
O jogador pode também ”dropar” (deixar) em algum geocache escolhido para que outro jogador pegue-o e comece novamente a fazer visitar outros caches.
Nossa corrida dura um ano e acabará agora no último dia de agosto. O plano inicial era para ser novamente em uma cerimônia de entrega numa festa no evento nacional, porém muitos imprevistos não viabilizaram, infelizmente, esse encontro.
A atualização é feita periodicamente e divulgada no nosso grupo de geocachers no aplicativo Whatsapp, digna de uma narração do Galvão Bueno, vai mostrando as alterações do ranking, quem subiu de colocação ou caiu e quais são os felizardos que se encontram no topo. Eu, por exemplo, me encontro na vexaminosa zona de rebaixamento.
Serão premiados os três primeiros e para frustração da torcida nacional, dificilmente um geocacher esloveno, único estrangeiro na corrida, vai perder a sua distante primeira colocação.
Para viabilizar os custos, cada participante pagou um valor pequeno que dá direito ao travel bug para seu inventário. Não visa nenhum lucro, o excedente é investido em swags para a premiação, sempre uma diversidade de produtos relacionados ao geocaching, verdadeiros tesouros para nós caçadores de caixinhas…
Entre a premiação dos vencedores, o blog Geocaching Brasil teve a honra de colaborar com 3 kits de brindes variados e produtos que produzimos. Esperamos deixar ainda mais contentes os três felizardos que tiverem o maior desempenho.
Um agradecimento especial aos geocachers Roger e Toninho pela dedicação em promover esta acirrada disputa, desejamos boa sorte a todos os participantes.
Aos vencedores, tirem uma foto bonita, sigam e marque nosso perfil no Instagram @geocachingnobrasil